top of page

Cuidado com as compras de natal.

Foto do escritor: Vanessa TagliariVanessa Tagliari

Presente ou Tralha?


Com as festas de fim de ano chega também o momento de fazer compras, seja para si próprio ou para presentear pessoas queridas, porém quando o assunto é comprar, devemos fazer certas avaliações antes de escolher para que nossas compras não se tornem tralhas sem utilidade dentro de nossas casas e na casa das pessoas que presenteamos.

Vamos falar primeiro sobre presentear outras pessoas. Quando compramos algo para oferecer colocamos todo o nosso afeto e amor na escolha do presente, andamos de loja em loja (pessoalmente ou de forma online), em busca do presente ideal para cada pessoa que queremos agradar, porem frequentemente esquecemos de algo importante no momento de comprar que é pensar sobre o que estamos comprando, se é realmente algo que será útil para aquela pessoa e se ela irá verdadeiramente gostar.

Quando compramos uma prenda para o outro, temos como base nossos gostos e referências, principalmente se a oferta for para uma pessoa menos íntima de nós, e então compramos aquilo que NÓS achamos lindo e agradável sem levar em conta os gostos e as necessidades do outro que receberá.

Neste momento é que são geradas as “tralhas” dentro de casa, pois o outro quando recebe algo que não precisava de facto ou que simplesmente não gosta, ela sequer chegará a usar e é bem provável que sua prenda vá parar no fundo de uma gaveta, porém ela irá manter esse item em sua vida para não desagradar quem o ofereceu. Você já parou para pensar sobre isso?

O mesmo acontece com as coisas que compramos para nós mesmos, será mesmo que tudo o que compramos são de facto coisas úteis ou que verdadeiramente gostamos? Quantas vezes compramos algo de que nem gostamos tanto assim somente por status, para “mostrar” que podemos ter, ou simplesmente para satisfazer nosso próprio ego? Comprar por impulso e sem muito critério lógico é um dos fatores que mais contribuem para a desorganização e o acúmulo.

Dentre os fatores associados á desorganização crónica está o comprar excessivo, já na acumulação poderá estar presente a compulsão por compras, ou ONIOMANIA que é seu nome mais técnico e é uma patologia, falaremos sobre isto em outro artigo.

Então como podemos fazer compras de forma mais consciente para nós e para os outros?

Podemos começar avaliando se o objeto da compra é algo que realmente estamos a precisar neste momento e se iremos usar realmente, o mesmo vale para presentear alguém, será que esta prenda realmente será útil para a pessoa?

Depois, podemos definir se o objeto da compra é algo que verdadeiramente gostamos e nos trará alegria, gostar do modelo, da cor, da textura, são pontos que temos que levar em consideração no momento da compra, pois muitas vezes acabamos adquirindo algo que não gostamos tanto assim somente para aproveitar os saldos ou para satisfazer o ego mostrando para os outros que podemos adquirir.

Ao presentear outra pessoa faça perguntas sobre os gostos e necessidades dela, assegure-se de que o seu presente realmente terá valor e utilidade, e de que não será uma “tralha” para ela, presentes são ofertados para demostrar às pessoas o quanto as amamos e consideramos, porem oferecer algo que o outro não gosta ou não precisa pode ser extremamente frustrante para ambos. É como diz o ditado: “Perguntar não ofende”, por isso pergunte do que a pessoa está de facto precisando, que cores ela gosta mais e o que a deixaria ela feliz neste momento.

Ao fazer isto, você terá a chance de oferecer algo memorável e que cumprirá na perfeição a função de um presente que é fazer você ser lembrado com carinho por quem o recebe.

O mesmo vale para si mesmo, antes de comprar avalie se a compra lhe trará alegria e satisfação, procure e pesquise bem antes de validar a comprar e tenha a certeza de que estará adquirindo algo que deixará a sua casa e a sua vida mais feliz!

Vanessa Tagliari – Consultora em organização Leiria PT.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post

+351919792565

©2020 por Vanessa Tagliari Organizadora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page