O que é a organização profissional?
Embora pareça uma novidade a profissão de organizador ou Personal Organizer, surgiu na década de 1980.
Tudo começou nos Estados Unidos quando 5 mulheres se juntaram para oferecer serviços de organização em Los Angeles.
O projeto deu tão certo de que em menos de 3 anos elas fundaram a NAPO a National association of professional organizers, que hoje é a maior associação do mundo e conta com mais de 4 mil membros.
Ou seja, pode parecer uma novidade para si, mas os serviços de organização já existem há mais de 30 anos e são cada vez mais solicitados por pessoas de toda parte do mundo.
O que um organizador profissional faz afinal? Ele arruma as coisas das pessoas?
Este é um equívoco muito comum e eu não te culpo por isso, o serviço de organização é facilmente confundido com arrumação ou limpeza, mas na verdade ele é muito maior que isso tudo.
A organização, no dicionário: “é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.” Ou seja, organizar não tem nada a ver com arrumar, dobrar, etiquetar e categorizar objetos e roupas.
Organizar é criar um sistema lógico, prático e que funcione para o dia a dia de cada casa, família e individuo. É um processo detalhado e pensado cuidadosamente para cada pessoa, espaço e ambiente, de forma a solucionar problemas como falta de espaço, melhorar a forma de armazenamento e cuidado com suas roupas, loiças, alimentos, papéis etc.
Um organizador profissional também pode te ajudar lidar com os excessos, resolver problemas mais sérios de desorganização, te ajudar a criar uma rotina doméstica, treinar as empregadas de limpeza e muito mais.
Para ser um organizador profissional NÃO basta saber organizar objetos, escolher cabides e potes herméticos, dobrar roupas de forma bonita e criar um sistema de cores, tudo isso é técnica e faz parte de um grande processo que ocorre muito antes dessas etapas.
Um organizador profissional precisa ter sensibilidade, empatia e amor por ajudar pessoas a resolverem seus problemas em relação aos seus espaços e pertences, um organizador não é um “arrumador” de guarda fatos, ele é um profissional que se dedica a ajudar você a CONQUISTAR a melhor vida que você pode ter através de um estilo de vida mais organizado.
E por este motivo o valor que um profissional de organização cobra pelos seus serviços não é o mesmo que um profissional de limpeza por exemplo, antes é comparado ao valor cobrado por um profissional de decoração ou arquitetura, pois o trabalho de um organizador profissional é permanente, uma vez criado um sistema que facilite a sua vida você não precisará dos serviços dele novamente, eu pessoalmente tenho um lema que é : cliente bom é cliente que não volta nunca mais, ele me chama sim, mas para organizar um espaço novo e nunca para reorganizar o mesmo!
Vale ressaltar que o Personal Organizer é um CONSULTOR e não um empregado, por isso ele não é responsável por algumas tarefas como por exemplo a limpeza do espaço a ser organizado ou levar o lixo para a rua, essas tarefas devem ser sempre providenciadas pelo cliente que receberá a organização.
Comments