top of page

SEGURANÇA, SAÚDE E A ACUMULAÇÃO.

Foto do escritor: Vanessa TagliariVanessa Tagliari

SEGURANÇA, SAÚDE E A ACUMULAÇÃO


A acumulação para além de complexa e dolorosa, pode ser também uma situação de perigo para quem acumula. Além do ambiente cheio de todo o tipo de objetos e\ou animais, a acumulação pode colocar em risco a vida dos moradores da casa.

Para apoiar os organizadores profissionais que lidam com pessoas afetadas pela desorganização crônica, o ICD (Institute for Challenging Disorganization) * desenvolveu uma ferramenta de trabalho muito importante que é a ESCALA DE DESORDEM E ACUMULAÇÃO. Trata-se de uma escala de medição do nível da desordem, que avalia parâmetros relacionados à saúde e segurança, contribuindo para que o profissional de organização e outros colaboradores possam eleger as necessidades prioritárias a serem atendidas.

Essa escala é composta por cinco categorias de avaliação e hoje vamos falar sobre a primeira:

ESTRUTURAS E ÁREAS.

Quando falamos em estrutura, devemos levar em consideração os seguintes aspetos:

• acessos da casa como portas e janelas;

• instalações (hidráulica, elétrica e aquecimento, ventilação ou ar condicionado) são completamente funcionais; e

• detetores de incêndio e de monóxido de carbono (CO)

O nível das estruturas e áreas é avaliado como:

a) baixo

b) moderado

c) elevado

d) alto

e) severo

O que devemos observar, de acordo com a escala?

É considerado um nível de baixo risco, quando mesmo havendo um acúmulo grande de objetos, todos os acessos da casa como portas e janelas estão desobstruídos, permitindo a circulação de ar e de pessoas, quando todos os sistemas elétricos e de ventilação funcionam sem problemas.

O risco moderado é observado se existir ao menos uma (01) saída importante obstruída, sistemas elétricos e hidráulicos funcionando parcialmente, sistema de aquecimento sem funcionar há vários meses, alguns eletrodomésticos avariados e sem uso há muito tempo.

Quando se tem uma desordem no exterior da casa, de coisas que deveriam ser guardadas no interior, quando os sistemas hidráulicos, elétricos, e de aquecimento já não funcionam há vários meses, e quando a casa já apresenta alguns problemas estruturais ocorridos nos últimos 6 meses avalia-se como risco elevado.

O risco alto é observado quando existe uma desordem EXCESSIVA no exterior da casa, e também no interior, quando os sistemas elétricos, hidráulicos e de aquecimento já NÃO funcionam há mais de um ano, quando há danos estruturais na casa iniciados há mais de 6 meses, danos no chão e nas paredes, causados por água, encanamentos danificados e sem funcionar corretamente, mau cheiro decorrente do esgoto e portas e janelas danificadas.

Numa situação de risco severo (grave) verifica-se: desordem extrema no interior e exterior da casa; crescimento de relva e folhagens; máquinas e/ou viaturas, coisas de maior porte e valor e alguns tipos de ferramentas abandonadas e avariadas; sistema de ventilação inexistente ou inadequado; os sistemas elétricos, hidráulicos e de aquecimento que já NÃO funcionam; portas e janelas completamente obstruídos; danos irreversíveis na estrutura da casa; mau cheiro ou evidência de reserva de esgoto; e encanamentos que já não funcionam.

Viver em situação de acumulação é algo muito difícil e que causa sofrimento para as pessoas envolvidas, alimenta um sentimento de vergonha, culpa e solidão. Muitas vezes os familiares não sabem onde buscar ajuda e por isso pensam não ter mais jeito. Às vezes desistem de tentar, mas a ajuda que procura existe, porém não é algo fácil: é preciso contar com o apoio de uma equipa multidisciplinar.

Como já foi mencionado em artigos anteriores é preciso contar com o auxílio de um profissional de saúde mental, de um profissional de organização qualificado para lidar com acumulação e, além disso, de profissionais para atuar na reparação dos danos e limpeza especializada garantindo a perfeita desinfeção dos espaços após meses ou anos de acumulação.

Com a estrutura e segurança da casa assegurada, os habitantes poderão continuar a usufruir do seu lar.

Quanto antes você se aperceber e identificar esses sinais, mais chances o seu familiar tem de modificar este comportamento acumulador.

Existe ajuda para si, nós estamos aqui!

Vanessa Tagliari Organizadora.


Este artigo foi escrito com a revisão de Jaqueline Moreno Organizadora.


* ICD (Institute for Challenging Disorganizatio) é uma organização de educação, pesquisas e estratégias para beneficiar as pessoas que são afetadas pela desorganização crônica e para os profissionais que trabalham com elas.

Fonte: ICD - Escala de Desordem-Acumulação – versão 2020.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

+351919792565

©2020 por Vanessa Tagliari Organizadora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page