1-São muito afetadas emocionalmente. 2- Se sentem frustradas por não conseguir ajudar. 3- Não entendem porque a pessoa não percebe que precisa de ajuda. 4-Estão cansadas de brigas e discussões
5- Não entendem como a pessoa não se incomoda com a própria situação. 6- Se sentem sozinhas e abandonadas pelo resto da família e amigos. -7-Tentam várias formas de consciencializar a pessoa sem sucesso. - 8-entem vergonha em falar sobre o assunto com outras pessoas.
9-Tentam limpar a casa mesmo sem a pessoa saber.
10-
Deitam coisas fora por considerar lixo e sem utilidade, sem pensar nos sentimentos da pessoa afetada pela acumulação.
-Buscam ajuda de um profissional de organização com a esperança deste ajudar a DESTRALHAR, sem compreender que não é assim que funciona.
Se identificou?
assim como você existem milhões de pessoas mundo a fora na mesma situação e é importante você saber que não está sozinha. Se conheces alguém que acumula objetos procure ajuda para si e para ela, fingir que nada acontece por medo do julgamento dos outros, não é uma boa opção, existe ajuda para isso você só precisa saber, muitos psicólogos trabalham com foco em acumulação e estão à espera de poder te ajudar.
Buscar uma avaliação psicológica é o primeiro passo antes de tentar ajudar alguém que vive em situação de acumulação, pois somente o profissional de saúde mental é que pode dizer se este acúmulo é causado pelo transtorno de acumulação (TA) ou por outro motivo, nem todas as pessoas que acumulam são “acumuladores compulsivos”, termo popular. Muitas vezes a acumulação tem como causa outros fatores que não o transtorno que é patológico.
Por isso buscar uma avaliação psicológica deve ser o primeiro passo para prestar ajuda ao “acumulador”.
És familiar ou amigo de uma pessoa que está vivendo em situação de acumulação e não sabe por onde começar para ajudar?
Entre em contacto e faça uma consulta para familiares de pessoas em situação de acúmulo, juntos iremos construir a melhor estratégia de intervenção para fornecer a ajuda que essa pessoa necessita!
Comentarios