![](https://static.wixstatic.com/media/22f55b_e33924c62c594777af9efe1b9799f5e9~mv2.png/v1/fill/w_525,h_525,al_c,q_85,enc_auto/22f55b_e33924c62c594777af9efe1b9799f5e9~mv2.png)
Nenhum de nós está livre de passar por um momento de perda ao longo da vida, faz parte da jornada do ser humano vivenciar e aprender a lidar com perdas, no entanto as pessoas sentem a dor destas perdas de maneira única e intransferível.
Engana-se quem pensa que o luto se refere apenas á morte de uma pessoa, luto é o processo que envolve a dor de uma perda que pode ser causada por outros motivos também.
LUTO é a resposta frente a uma perda e esta perda pode ser a perda de uma vida da forma como se conhecia, como por exemplo, um divórcio, separação de filhos, mudanças na vida de uma forma geral e também a morte ou a separação física de um animalzinho de estimação entre outros.
A pessoa enlutada pode achar difícil exercer suas funções no ambiente e isso envolve os cuidados com a organização da casa ou do ambiente de trabalho. Ela precisa encontrar forma de se REORGANIZAR sem a presença física da pessoa falecida ou adaptar-se a mudança que ocorreu em sua vida.
Em um processo de luto a pessoa pode passar por um misto de sentimentos que envolve: tristeza, raiva, culpa, ansiedade, solidão, fadiga, desamparo entre outros, e esses sentimentos é o que pode influenciar na manutenção da organização dos espaços.
Diante deste misto de sentimentos pode parecer fútil ou não tão importante cuidar da casa e organizar objetos, da agenda e da rotina, e então a desorganização se instala e pode permanecer por um longo período de tempo.
Certa vez tive acesso ao relato de uma mãe que havia perdido seu filho e o que ela disse foi que sente que REORGANIZAR (e aqui esse REORGANIZAR se referia tanto aos sentimentos quanto às coisas da casa) a faz sentir “matando” as memórias do filho e então ela se apega como forma de demonstrar amor e saudade.
Organizar os espaços durante esse momento não tem nada a ver com deitar coisas fora, mas sim com encontrar uma maneira de dar significado para os espaços e pertences como forma de honrar a memória de quem não está mais junto a si ou encontrar significado positivo dentro do seu novo estilo de vida.
Reorganizar é manter viva as suas melhores lembranças em um espaço agradável e que transmita sentimentos de gratidão e amor.
Você NÃO tem que fazer isso sozinha, existem profissionais de organização dedicados a ajudar pessoas a reorganizar seus pertences junto ao luto eu sou um deles, pois acredito que juntas conseguimos encontrar a melhor maneira de honrar suas memórias e sentimentos através da organização dos espaços físicos.
Comentários